Co-wash em cabelos ondulados

2/03/2016

Desde que aderi ao no/low poo, o co-wash tem sido minha forma favorita de lavar os cabelos. Eu sinto que meu cabelo fica realmente limpo, mas não fica ressecado ou frizzado.

A primeira vez que ouvi falar dessa ideia de usar apenas condicionador para lavar os cabelos, confesso que tive um certo preconceito. Mas depois de ler mais sobre o assunto e entender como e porque funciona o co-wash, passei a me interessar bastante.

Mas, até entrar no grupo Amigas Onduladas do facebook, tudo que eu havia lido sobre o co-wash é que era perfeito para cabelos cacheados e crespos, então apesar da curiosidade, passei um tempo receosa de experimentar por achar que não daria certo para o meu cabelo ondulado.

Quando entrei no grupo mencionado acima e vi um monte de meninas com cabelo semelhante ao meu compartilhando suas experiências com a técnica, resolvi experimentar. Até porque, na pior das hipóteses, meu cabelo continuaria sujo e eu teria que lavá-lo novamente.

O que é Co-wash?


Co-wash é uma técnica usada normalmente pelas adeptas do no/low poo onde se lava o cabelo com condicionador em vez de shampoo. Mas, mesmo quem não é adepta do no/low poo pode se beneficiar da técnica.

Qualquer pessoa, com qualquer textura de cabelo (crespo, cacheado, ondulado, liso), seja ele natural ou quimicamente tratado, pode fazer co-wash. Já li relatos de meninas que têm cabelo oleoso e aderiram ao co-wash e sentiram melhoras nesse aspecto. A única coisa que você tem que prestar atenção é no produto que você vai usar.

O condicionador adequado para fazer co-wash tem que ser liberado para no poo, portanto, não pode ter na composição nenhum ingrediente derivado de petróleo (parafina líquida, óleo mineral, petrolato, etc.) e nem silicones insolúveis em água, pois este tipo de ingrediente deixa resíduos no cabelo que só saem com shampoos à base de sulfato.

Existem vários condicionadores liberados para no poo que são baratinhos e perfeitos para co-wash, mas hoje em dia o mercado nacional tem muitas opções de produtos específicos para co-wash.

Independente de ser um condicionador normal, ou um produtos específico, acredito que o segredo para o co-wash dá certo está na técnica em si.

Como eu faço co-wash?

Primeiramente molho os cabelos e ao passo que vou molhando, já vou massageando muito bem o couro cabeludo usando as pontas dos dedos (não use as unhas, ok?), com movimentos circulares. É interessante usar água morna, mas nesse verão nordestino eu uso água fria mesmo.

Quando o cabelo já está bem molhado, desligo o chuveiro e vou aplicando o condicionador no couro cabeludo até que ele esteja todo bezuntado (não dá pra economizar muito nessa hora), e ao passo que vou aplicando já vou massageando. Massageio bastaaaante o couro cabeludo, e depois vou espalhando o condicionador no cumprimento e pontas do cabelo, mas sem esfregar, porque a intenção é desembaraçar o cabelo.

Na hora do enxágue, vou massageando de novo todo o couro cabeludo para ter certeza de que não ficou resíduos do produto. Eu enxáguo todo o condicionador do cabelo.

O cabelo fica limpo e desembaraçado, não fica ressecado, mas também não fica hidratado, então é interessante usar alguma máscara hidratante ou até mesmo um condicionador mais potente para dar uma emoliência no cabelo e deixá-lo mais macio e sedoso.

Estou preparando um post com os condicionadores que uso para fazer co-wash. Co-wash é maravilhoso e é viciante, depois que você experimenta, não quer mais saber de outra coisa!!!


Por hoje, é isso. Fiquem com Deus :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página