4 passos infalíveis para acabar com a aspereza e ressecamento dos pés em um dia

2/01/2016

O verão é a época do ano em que meus pés mais sofrem. Se eu não estiver disciplinada, hidratando-os diariamente e esfoliando-os semanalmente, já posso contar com aspereza, ressecamento, rachaduras e todos os demais sintomas e consequências de pés bem secos.


Infelizmente, embora eu odeie essa sensação de secura nos meus pés, eu tenho sido muito desleixada. Na verdade, esse desleixo começa no inverno, época em que meus pés são felizes e não demandam quase nenhum cuidado.

Eu posso passar o inverno inteiro sem hidratar meus pés um só dia e mesmo assim eles ficam macios. E geralmente, é exatamente isso o que eu faço, e quando eu venho me lembrar dos coitados já estamos na metade do verão e meus pés já estão clamando por misericórdia.

Quando meus pés já estão nessa situação, eu sigo um passo a passo que não tem erro, e em apenas um dia já consigo notar uma diferença absurda no aspecto dos meus pés.

É tudo muito simples e básico, mas funciona de verdade.


Escalda pés

Dica preciosa, do tempo da vovó, mas que continua atual e eficaz. Eu amo mergulhar meus pés numa bacia de água bem morninha, é umas das coisas mais gostosas e relaxantes que há.

Existem várias formas de se fazer um escalda pés, eu particularmente gosto de usar um pouco de algum creme hidratante e azeite de oliva ou qualquer outro óleo em água morna suficiente para cobrir meus pés até a altura dos tornozelos, aproveitando pra dá uma hidratada nos pés já nesta etapa.

Este passo é fundamental para garantir que a pele áspera e células mortas amoleçam o suficiente para serem removidas nos próximos passos, mas você pode substituí-lo por um banho.

Lixar

Aqui, vale usar o bom senso. Você já deve ter ouvido falar que não se deve usar lixa com muito frequência pra evitar o efeito rebote (quanto mais lixamos, mais o nosso organismo vai produzir pele cada vez mais espessa). Além disso, se seus pés estiverem com rachaduras, lixá-los poderá aumentar as rachaduras.

O ideal é evitar ao máximo o uso da lixa, mas quando os pés já estão super ásperos e a pele já está espessa e descamando ao ponto de grudar no lençol como um velcro (a pior sensação do mundo), aí, minha amiga, realmente tem que apelar pra lixa ou pedra pomes, porque só esfoliante não dá jeito, não. Neste caso, devemos lixar apenas o suficiente para remover esta pele que já estava descamando, não devemos usar a lixa com intenção de afinar a pele.

Eu prefiro usar a pedra pomes, porque acho-a mais gentil. Tanto a lixa, como a pedra pomes devem ser usadas molhadas nos pés e secos recém saídos do escalda pés ou do banho.

Esfoliar

Eu amo esfoliar meus pés, porque isso remove células mortas de todo o pé e não somente das áreas ásperas. Eu tanto gosto de usar um esfoliante comprado, os da avon são meus favoritos, como também gosto de usar o meu esfoliante caseiro milagroso, que foi o que eu usei nesta ocasião.

Hidratar

A hidratação é o arremate, pra fechar com chave de ouro, é o que vai deixar seus pés macios de verdade. Neste momento, você pode aproveitar para fazer uma massagem, ou pode pedir pra alguém fazer isso pra você :D .

Durante o dia, eu prefiro usar um hidratante mais leve, por isso usei o Intensive Body Care, da Neutrogena, que não é específico para os pés mas é um excelente hidratante pra áreas muito ressecadas e eu o tenho usado muito nos pés e nas mãos. Mas se você quiser caprichar mesmo na hidratação, eu recomendo o Creme de Hidratação Profunda para Pés da Avon, que eu prefiro usar à noite, antes de dormir.


Pronto, agora é só continuar hidratando seus pés diariamente, e esfoliando toda semana que você nunca mais vai ter aspereza nos pés de novo. É interessante hidratar os pés após todos os banhos, fazendo disso um hábito da sua rotina.

Esse não é o tipo de coisa que você vai fazer em 5 minutos, mas com`certeza vale investir este tempo em você. No final, seus pés estarão macios e com aparência renovada, e esse é o tipo de sensação que todo mundo merece ter.


Por hoje, é isso. Beijos, fiquem com Deus :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página