Para quem ainda não resolveu parar de arrancar as cutículas

3/22/2013


Você que é vaidosa, que faz questão de exibir unhas sempre bem feitas e esmaltadas, você certamente gasta horas do seu sábado no salão ou em casa mesmo agarrada a uma alicate para garantir que suas unhas se manterão impecáveis ao longo da semana, mesmo sabendo que em 2 ou 3 dias sua manicure vai vencer. Você já parou por pelo menos um minuto para pensar na real função das suas cutículas e porque continuam crescendo quando você insiste em removê-las? Provavelmente, não.

Ao contrário do que muita gente pensa, a cutícula tem uma função muito importante, principalmente para você que gosta de exibir unhas bonitas, que é proteger nossas unhas, mais do que isso, a cutícula é a ÚNICA proteção da unha. Tá, mas e daí?
Daí que se você remove esta proteção, a sua unha ficará vulnerável e permeável aos microorganismos, como bactérias e fungos, que certamente não hesitarão em entrar pela porta que VOCÊ abriu pra fazer a bagaceira na matiz das suas unhas, causando infecções e micoses.
Além disso, cada vez que você remove suas cutículas você desencadeia uma reação do organismo que entende que aquela região (a unha) está desprotegida. A consequência lógica disso é que o organismo tente proteger as unhas. Como? Produzindo mais cutículas.
Quando você se der conta, você estará presa a um círculo vicioso, pois quanto mais cutículas você remove, mais cutículas o seu organismo produz. A grande pergunta é: como se livrar desse círculo vicioso? Simples, pare de arrancar suas cutículas, ou pelo menos diminua a frequência com que você as remove.
Eu sei que esta é uma decisão difícil para quem está acostumado a retirar as cutículas com frequência, mas, acredite em mim, esta é a decisão mais favorável às suas unhas que você pode tomar. Falo por experiência própria. Mas se você ainda precisa de motivação, recomendo a leitura deste post do blog Lacquerized, onde a autora ( uma holandesa que tem unhas de dar inveja) conta como cuida das cutículas que ela não remove, ela também mostra fotos de quando ela removia as cutículas e de hoje. Eu juro que nunca vi unhas tão lindas na minha vida.
Foto retirada do site Uol Mulher Beleza.

2 comentários:

  1. Desde pequena não tiro as cutículas , quando pequena por que minha mãe não deixava , e hoje em dia por preferência , nunca me acostumei com essa ideia de tirar cutículas e por isso nunca o fiz rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu passei uns 9 anos da minha vida tirando as cutículas, causei tantas infecções e traumas às minhas unhas que até hoje as unhas dos meus dedões são deformadas, e olhe que já faz uns 3 anos que parei de tirar a cutícula. Mas o que são 3 anos perto de 9, né.

      Excluir

Curta nossa página